Quando bate a vontade de mudar o visual,o ruivo é uma das primeiras cores que vem à mente. É um tom ousado, porém muito democrático, que combina com peles claras, assim como as morenas e negras. Também cai bem com todos os tipos de cabelos, dos lisos aos mais cacheados. E tem diferentes nuances, umas bem fechadas (para as discretas) e outras mais vibrantes para quem curte chamar bastante atenção. Maravilha, não é mesmo? Nem sempre. Só quem pinta o cabelo de vermelho sabe que algumas situações são inevitáveis. Veja algumas a seguir:
1 - O seu cabelo já ficou todo manchado…
Se, além de pintar os fios de ruivo, você ainda resolveu fazer isso sozinha: é mesmo muito corajosa! Porque colorir os cabelos em casa já não é nada fácil, ainda mais com uma cor tão ousada. Os tons de vermelho, se não forem aplicados corretamente, mancham com muita facilidade, bem mais do que as outras colorações. Por isso, procure um profissional de confiança para não ter surpresas desagradáveis se não dominar a arte de colorir.
2 - … e a sua roupa também!
Você acabou de pintar o cabelo, tá linda e ruiva, e o mundo precisa ver sua nova cor. Então, você se arruma todinha, pega aquela roupa nova no armário e… opa! Você tinha esquecido que sua blusa recém-comprada era branca e, adivinha só, ela ganhou uma nova tonalidade. Sim, por mais cuidado que você tenha, suas roupas podem sofrer as consequências. A não ser que você queira tingir suas blusas, evite as peças claras, principalmente no começo da coloração.
3 - Você mirou no cereja, mas acertou no cenoura
Existem várias tonalidades de ruivo. Acaju, cereja, violeta, marsala, acobreado, alaranjado… Não é uma escolha assim tão fácil. E não se engane com o nome ou a foto que está na caixinha, pois não é isso que define como o seu cabelo vai ficar. Tudo vai depender da base natural do seu fio, se ele é virgem ou se já passou por outros processos químicos. Por isso, sem as informações necessárias, não é raro você querer as madeixas de uma cor e o resultado ser diferente daquele que você imaginou.
4 - O seu ruivo começou a sair na primeira lavagem
Quando você finalmente conseguiu as madeixas da cor que queria, ficou desesperada ao ver aquele vermelho escorrendo pelo ralo. Não precisa ficar nervosa, é assim mesmo. Como o ruivo tem uma difícil fixação no fio, ele vai saindo logo nas primeiras lavagens. Mas dá para minimizar o problema: lave com água morna para tirar o oleosidade e termine com um jato frio para dar brilho. Outra dica é fazer a manutenção da cor com tonalizante, que não tem amônia e não danifica os cabelos.
5 - O seu verão nunca mais foi o mesmo
Quem virou ruiva e nunca ligou para os dias ensolarados, não sentiu tanta diferença. Mas aquelas que amam um bronze e curtem uma praia sofreram ao saber que o sol é o seu maior inimigo. Para manter a cor viva e radiante, ainda mais quando o calor estiver bombando, não basta ficar só embaixo da barraca, não. Tem que proteger os cabelos com produtos que tenham filtro UV. E, claro, não pode esquecer do seu boné ou do chapéu para proteger os fios da exposição solar.