Fique Diva - Ruivo acobreado vai continuar sendo tendência em 2021: como preparar os fios e alcançar a tonalidade em casa

18/01/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Ruivo acobreado vai continuar sendo tendência em 2021: como preparar os fios e alcançar a tonalidade em casa

A nuance ruivo acobreado está entre as tendências para 2021! Confira as dicas para alcançar essa coloração em casa. (Foto: Instagram @ellieryan_)

A nuance ruivo acobreado está entre as tendências para 2021! Confira as dicas para alcançar essa coloração em casa. (Foto: Instagram @ellieryan_)

O cabelo ruivo acobreado precisa de cuidados intensos antes e depois da coloração. (Foto: Instagram @_jemmawade)

O cabelo ruivo acobreado precisa de cuidados intensos antes e depois da coloração. (Foto: Instagram @_jemmawade)

Você pode apostar no ruivo acobreado tradicional ou no ruivo acobreado escuro. Essa tonalidade é super democrática e combina com todos os tons de pele. (Foto: Instagram @imadamejay)

Você pode apostar no ruivo acobreado tradicional ou no ruivo acobreado escuro. Essa tonalidade é super democrática e combina com todos os tons de pele. (Foto: Instagram @imadamejay)

Confira nossa sugestão de tinta ruivo acobreado escuro e anote as dicas de diva para fazer a coloração da forma mais adequada. (Foto: Instagram @evg_sap)

Confira nossa sugestão de tinta ruivo acobreado escuro e anote as dicas de diva para fazer a coloração da forma mais adequada. (Foto: Instagram @evg_sap)

Quem ama ruivo acobreado pode comemorar: a nuance é uma das tendências para 2021! Queridinha entre as apaixonadas por cabelos vermelhos, essa tonalidade é quase atemporal e marcada pelas leve iluminações cobre. Super democrática, a nuance é perfeita para as divas que gostam de cores de cabelo vibrantes e com personalidade ou até mesmo para as mais discretas, que prefiram um tom de ruivo acobreado escuro.

Um dos benefícios dessa nuance é que ela pode ser alcançada em casa, mas dependendo do seu tom de base o processo pode ser mais simples ou um pouquinho mais trabalhoso. Quem tem bases muito escuras, por exemplo, pode precisar fazer a descoloração. Mas não precisa se preocupar porque o Fique Diva está aqui para te ajudar nessa missão! A seguir, confira como preparar os fios e alcançar o cabelo ruivo acobreado sem sair de casa.

Ruivo acobreado: saiba como cuidar do cabelo e preparar os fios para a transformação

Quem tem o costume de pintar os cabelos sabe que as madeixas precisam estar saudáveis para passar por esse processo. Hoje em dia, as colorações para uso doméstico tem tecnologias para prevenir o ressecamento dos fios, mas caso as madeixas já estejam danificadas - por outras químicas ou uso excessivo de chapinha e secador, por exemplo - o uso de coloração com amônia pode sensibilizar mais as madeixas. As consequências variam de ressecamento até a quebra.

Por isso, é recomendado preparar as madeixas para receber a coloração, intensificando os tratamentos e seguindo à risca o seu cronograma capilar antes da coloração. No caso do ruivo acobreado, descolorir o cabelo nem sempre é necessário para alcançar a nuance. Mas, caso os seus fios tenham que passar por esse processo é mais importante ainda que eles estejam fortes e resistentes, já que a descoloração é um procedimento bastante intenso para a fibra capilar.

Como deixar o cabelo ruivo acobreado: donas de base natural clara podem fazer a coloração sem descolorir

Uma dúvida das divas que querem ficar ruivas em casa é se é necessário descolorir o cabelo para alcançar os cabelos vermelhos. E a resposta é: depende. Para quem tem cabelos naturalmente claros - mais precisamente do castanho claro até o loiro claro - é possível atingir o cabelo ruivo acobreado em casa sem passar pela descoloração. Nesses casos, o processo é bem simples. Basta comprar a sua tinta ruivo acobreado e aplicar a coloração de acordo com as orientações do fabricante disponíveis na embalagem ou folheto explicativo.

Nossa sugestão é a nuance 7.44 - Poderosa Acobreada de Cor&Ton, uma novidade Niely Gold. E mais uma dica de diva: comece a aplicação sempre pelas pontas e comprimento, deixando a raiz por último para que ela não fique mais clara que o resto dos fios. Também é importante dividir o cabelo em mechas não muito grossas, para garantir que a tinta seja bem distribuída por todo o cabelo, sem deixar nenhum “buraco” descoberto.

Agora, caso suas madeixas sejam naturalmente muito escuras, indo do castanho escuro até o preto, é recomendado descolorir os fios para alcançar o ruivo acobreado. Caso pule esta etapa é provável que os cabelos não clareiem o suficiente para ficar com o tom vibrante e alcancem, no máximo, um tom de ruivo escuro acobreado.

Você também pode fazer a descoloração em casa, mas lembre-se de fazer o teste de mechas para garantir que as madeixas aguentem passar pelo procedimento. 

Já tem coloração? Saiba como alcançar o cabelo ruivo acobreado nesses casos

Já ouviu a frase “tinta não clareia tinta”? Esse é um dos principais mandamentos da coloração, tanto no mundo profissional quanto para quem transforma a cor dos cabelos em casa. E isso significa que caso você já tenha cabelos tingidos com um tom mais escuro que o ruivo acobreado, é indicado passar por um processo de decapagem para remover os pigmentos do cabelo e só então aplicar a nova cor, já que uma tinta não tem o poder de clarear outra.

Diferentemente da descoloração, a decapagem é um processo que deve ser feito em um salão de beleza, com o auxílio de um profissional.

Ruivo acobreado também precisa de cuidados após a coloração

Agora que você já sabe como deixar o cabelo ruivo acobreado em casa, é hora de anotar os cuidados com os fios depois da transformação. Como você já sabe, as madeixas podem ficar sensibilizadas após a mudança de cor, especialmente aquelas que precisarem passar pela descoloração, já que a fibra capilar perde muitos nutrientes importantes durante esses procedimentos.

Por esse motivo, vale investir em uma reconstrução capilar como o primeiro tratamento após a coloração, para devolver nutrientes que vão reestruturar a fibra capilar. Nos dias subsequentes à mudança de visual, é indicado seguir um cronograma capilar para cabelos ruivos, já que as hidratações e nutrições também são essenciais para a saúde do fio.

Lembre-se também de incluir na rotina uma linha de shampoo e condicionador específica para cabelos coloridos, que vão ajudar a prolongar a cor e o brilho do seu cabelo ruivo acobreado. Na finalização, não se esqueça dos cremes de pentear reparadores e óleos capilares com proteção térmica.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram