Fique Diva - Quero voltar a ser morena! Passo a passo do que você precisa fazer para pintar o cabelo de castanho

07/03/2022 / Publicado por Amanda Cardoso

Quero voltar a ser morena! Passo a passo do que você precisa fazer para pintar o cabelo de castanho

Quer voltar a ser morena? Veja os passos necessários para pintar o cabelo de castanho (Foto: Instagram @nadia_mejia)

Quer voltar a ser morena? Veja os passos necessários para pintar o cabelo de castanho (Foto: Instagram @nadia_mejia)

É possível escurecer o cabelo loiro, com mechas ou ruivo em até 3 tons (Foto: Instagram @juliannastrid)

É possível escurecer o cabelo loiro, com mechas ou ruivo em até 3 tons (Foto: Instagram @juliannastrid)

Para escurecer o cabelo e voltar a ser morena, você deve conhecer tons de castanho e a numeração das cores (Foto: Instagram @cate.collins)

Para escurecer o cabelo e voltar a ser morena, você deve conhecer tons de castanho e a numeração das cores (Foto: Instagram @cate.collins)

Se você quer escurecer o cabelo - seja loiro, com mechas ou ruivo - ou quer sair do preto para o castanho, essa matéria é para você, diva. O processo de voltar a ser morena, embora pareça simples, exige alguns cuidados para não danificar nem manchar as madeixas. Além disso, é importante que você conheça algumas regrinhas básicas de colorimetria e a tabela de coloração para escurecer os fios com segurança. Separamos algumas dicas certeiras para te ajudar nessa missão. Confira!

O primeiro passo para escurecer o cabelo é entender a tabela das cores e numeração das tintas

Se você tem cabelo loiro, com mechas ou ruivo e quer voltar a ser morena, o primeiro passo é entender que cada uma dessas tonalidades estão em alturas diferentes na tabela das cores. E quanto mais distante a sua cor atual do tom de castanho que você quer alcançar, mais cautela você vai ter que ter na hora de escurecer o cabelo. O ideal é que você sempre escureça no máximo 2 ou 3 tons de uma vez. Forçar um escurecimento maior pode resultar em fios manchados.

Quer um exemplo? O loiro claro corresponde ao número 8 na tabela e nas caixinhas de tinta, enquanto o castanho escuro corresponde ao número 3. Isso quer dizer que há uma diferença de cinco tons entre uma cor e outra, e fazer essa transição de uma só vez não é o recomendado.

O segundo passo para pintar o cabelo de castanho é conhecer diferentes tons que você pode usar

Cabelo castanho não é tudo igual. Se você quer escurecer o cabelo, não precisa necessariamente apostar no castanho escuro para ficar morena. Embora o castanho escuro seja uma nuance elegante e atemporal, há diferentes tons de castanho que podem proporcionar um visual moderno e até mais fácil de alcançar considerando a regrinha dos tons.

Além do castanho escuro, castanho médio e castanho claro, a gama de Cor&Ton contém as nuances 6.7 Chocolate, 5.74 Marrom Acobreado, 7.7 Marrom Dourado e mais quatro tons de castanho que podem ser boas apostas para quem quer escurecer o cabelo loiro, com mechas ou ruivo.

Para conhecer as nuances e ainda descobrir qual mais combina com você, vale fazer um teste virtual na plataforma Teste Sua Cor.

O terceiro passo para escurecer o cabelo é escolher as nuances ideais de acordo sua tonalidade atual

Agora que você já sabe que só pode escurecer o cabelo de 2 a 3 tons por vez e conhece diferentes tons de castanho, o terceiro passo é escolher a nuance a ser usada de acordo com a sua cor atual. Por isso, se você está com o cabelo loiro claro (8), por exemplo, e quer ficar morena, o ideal é apostar em nuances como a cor de cabelo chocolate ou marrom dourado, que estão nas bases 6 e 7, em vez do castanho escuro ou médio. Por outro lado, se você já está com o cabelo loiro escuro (6), é mais fácil alcançar um tom de castanho médio ou escuro, caso queira.

E quem tem mechas? Bem, para escurecer as mechas loiras, o processo deve ser ainda mais cauteloso, diva. Isso porque simplesmente cobrir todos os fios de uma vez pode fazer com que os fios onde estavam as mechas fiquem mais claros que os demais. Nesse caso, a dica é escurecer as mechas usando um tonalizante de 1 a 2 tons mais escuro que seu tom atual, de preferência castanhos quentes com base 4, 6 ou 7.

Como pintar o cabelo de castanho: dicas e cuidados para escurecer o cabelo em casa com segurança 

Pintar um cabelo que já teve a cor modificada anteriormente exige alguns cuidados. Primeiro, é importantíssimo fazer um teste de mecha para checar a resistência dos fios. Caso seja necessário, adie a transformação por algumas semanas e aproveite esse tempo para fortalecer as madeixas com tratamentos.

Também é essencial garantir que você tenha toda a tinta de cabelo necessária para escurecer os fios por completo e uniformemente, o que vai evitar que alguma área fique mais clara que a outra. Quanto ao processo de pintar o cabelo de castanho em si, o passo a passo disponível no folheto explicativo das caixinhas de tinta deve ser seguido atentamente do início ao fim - especialmente o tempo de pausa, que deve ser seguido à risca para evitar manchas e quebra de cabelo.

Do loiro claríssimo ao castanho: fios platinados precisam ser repigmentados antes de escurecer

Se você quer sair do loiro platinado para o castanho, a regra é um pouco diferente. Para voltar a ser morena nesse caso, o ideal é fazer a repigmentação dos fios antes de escurecer de vez. Isso porque os tons de loiro claríssimo retiram todos os pigmentos dos cabelos, que ficam mais suscetíveis a manchas no momento da aplicação de uma nova cor. Porém, nada de se aventurar em casa, ok, diva? A repigmentação é um procedimento mais complexo e que deve ser feito por um profissional no salão de beleza.

Como escurecer o cabelo ruivo: tons de vermelho escuro são mais fáceis de escurecer em casa

Para as ruivas que querem ficar morenas, o processo é bastante similar aos loiros. É importante escolher nuances que estejam no máximo a até três tons abaixo da sua cor atual para não forçar um escurecimento inalcançável. Os tons de ruivo escuro, como o bordô e o acaju, são os mais fáceis de escurecer justamente por terem a base amarronzada. Já com tons de ruivo claros e intensos, como o ruivo acobreado, a dica é escurecer os fios aos poucos e utilizando nuances com reflexos mate, que neutralizam o avermelhado.

Como sair do preto para o castanho: processo de clareamento dos fios deve ser feito com cuidado

Sair do loiro ou ruivo para o castanho é um processo de escurecimento. Por outro lado, sair do preto para o castanho é um processo de clareamento. Nesse caso, vale a famosa regrinha de coloração: tinta não clareia tinta. Se você pintou os cabelos de preto e agora quer pintar de castanho, mesmo que seja um tom de castanho escuro, será necessário fazer uma descoloração ou uma decapagem no salão de beleza para tirar o preto do cabelo.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram