Fique Diva - Do loiro ao castanho claro: saiba como mudar a cor dos fios

27/10/2021 / Publicado por Carolina Gandra

Do loiro ao castanho claro: saiba como mudar a cor dos fios

Saiba tudo sobre como ir do cabelo loiro ao castanho claro! (Foto: Instagram @maxgourgues)

Saiba tudo sobre como ir do cabelo loiro ao castanho claro! (Foto: Instagram @maxgourgues)

O castanho claro é um tom próximo ao loiro escuro (Foto: Instagram @indiaroses_)

O castanho claro é um tom próximo ao loiro escuro (Foto: Instagram @indiaroses_)

O cabelo castanho claro precisa de cuidados antes e depois da coloração (Foto: Instagram @negin_mirsalehi)

O cabelo castanho claro precisa de cuidados antes e depois da coloração (Foto: Instagram @negin_mirsalehi)

O castanho claro dourado tem reflexos dourados que podem ser vistos na luz (Foto: Instagram @emmachenartistry)

O castanho claro dourado tem reflexos dourados que podem ser vistos na luz (Foto: Instagram @emmachenartistry)

É possível ir do loiro ao castanho claro em casa! Saiba como pintar o cabelo para fazer a mudança sozinha (Foto: Instagram @jennatp)

É possível ir do loiro ao castanho claro em casa! Saiba como pintar o cabelo para fazer a mudança sozinha (Foto: Instagram @jennatp)

Para finalizar o cabelo castanho claro, invista em um creme de pentear que tenha proteção térmica e filtro UV (Foto: Instagram @anarabyanalerida)

Para finalizar o cabelo castanho claro, invista em um creme de pentear que tenha proteção térmica e filtro UV (Foto: Instagram @anarabyanalerida)

Se você tem interesse em mudar de visual e quer ir do loiro ao castanho claro, prepare-se para descobrir tudo o que você precisa para escurecer os fios! O castanho claro é um tom que valoriza todos os tons de pele e textura de fios, o que o torna uma ótima opção de cor para a loira que deseja escurecer o cabelo sem precisar de uma transformação radical. O melhor de tudo é que você ainda pode escolher entre o cabelo castanho claro tradicional e o castanho claro dourado, outro queridinho de quem quer apostar no tom castanho!

Para te ajudar a mudar a cor dos fios, ensinamos como fazer a transformação do loiro para o castanho claro, incluindo dicas do que fazer antes, durante e depois de pintar. Dá uma olhada!

Do loiro ao castanho claro: como funciona o processo de escurecer os fios?

Muito se ouve sobre o processo de descoloração, quando é necessário remover os pigmentos naturais dos fios para aplicar uma coloração clara. Mas e quando o objetivo é escurecer os fios? Pois saiba que o processo é bem mais simples!

Se você tiver um cabelo loiro escuro, médio ou claro, você só precisa aplicar uma coloração que alcance diretamente o castanho claro. Por outro lado, se o seu cabelo for claríssimo, o recomendado é escurecer os fios aos poucos, ou seja, escolha uma tintura que escureça até três tons do seu cabelo loiro para evitar reflexos indesejados e danos aos fios. Após cuidar do cabelo com os tratamentos que vamos te ensinar mais a frente, é só aplicar a coloração e alcançar o cabelo castanho claro dos sonhos!

Castanho claro x castanho claro dourado: qual coloração escolher?

Na hora de buscar referências sobre o cabelo castanho claro, você pode se deparar com duas colorações: castanho claro e castanho claro dourado. A diferença entre as duas cores é bem simples, diva! O castanho claro é a cor neutra, ou seja, não possui reflexos que podem ser vistos na luz do sol. O castanho claro neutro é ideal para quem prefere um tom homogêneo, que confere um visual minimalista e discreto. A cor pode ser alcançada com o Castanho Claro 5.0, de Cor&Ton, que tem alta pigmentação para prolongar a cor no cabelo.

Já o castanho claro dourado contém reflexos dourados na coloração, que podem ser vistos em boa iluminação. É uma boa opção para quem gosta do loiro dourado mas prefere um tom mais escuro para mudar o visual! Ao contrário do castanho claro, o castanho claro dourado é uma opção para iluminar o cabelo por conta dos reflexos dourados. Para as divas que querem alcançar o visual morena iluminada em casa, o Castanho Claro Dourado 5.3 de Cor&Ton é uma ótima escolha para conseguir o efeito de cabelos beijados pelo sol sem precisar investir no cabelo com luzes.

Como cuidar do cabelo para ir do loiro ao castanho claro sem prejudicar os fios

Mesmo que o processo de escurecer os fios com coloração danifique menos do que a descoloração, o cuidado com os fios é importantíssimo para conseguir um cabelo castanho claro perfeito. Para isso, a nossa sugestão é que você monte o seu cronograma capilar para recuperar os fios danificados e garantir que o cabelo esteja saudável para o procedimento. 

A rotina de cuidados com os fios conta com os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução para devolver todas as necessidades dos fios, como vitaminas, água, lipídios, nutrientes e proteínas. Essa reposição é feita por meio de coleções específicas para cada tratamento e, para um tratamento profundo, os cremes de tratamentos são os mais utilizados.

Para fazer o cronograma capilar, você só precisa reservar, pelo menos, três dias por semana para fazer cada tratamento - com exceção da reconstrução, que deve ser feita uma vez por mês ou a cada 15 dias em cabelos saudáveis. Para garantir que os fios estão saudáveis, você pode fazer a rotina por um mês antes de investir no cabelo castanho claro.

Como pintar o cabelo em casa para ir do loiro ao castanho claro

Se você estiver querendo economizar dinheiro para conquistar o castanho claro, nada melhor do que pintar o cabelo em casa! O processo se torna mais simples e rápido se você seguir um bom passo a passo, então leia com atenção e se prepare com antecedência.

Antes de começar, faça o teste de mecha ensinado na caixinha para ter certeza de que o seu cabelo suporta a coloração. Após isso, reúna todos os acessórios que você vai precisar: toalha, vasilha de plástico, pincel, pente de dentes largos e um relógio para marcar a hora. E, claro, você vai precisar da sua coloração Castanho Claro 5.0 ou Castanho Claro Dourado 5.3 ! Confira o passo a passo:

Passo 1: coloque as luvas e insira todo o conteúdo da bisnaga com o oxidante na vasilha. Com o pincel, misture até que a consistência esteja homogênea;

Passo 2: separe o cabelo seco em mechas pequenas;

Passo 3: aplique a mistura começando pela raiz e continue pelo comprimento e pontas;

Passo 4: penteie o cabelo com o pente de dentes largos para distribuir o produto. Massageie a raiz e o comprimento para também garantir que todo o cabelo esteja com o produto;

Passo 5: deixe o produto agir por 40 minutos;

Passo 6: após deixar o produto agir pelo tempo indicado, enxágue abundantemente até que todo o produto seja removido. Não é necessário aplicar o shampoo.

Como usar os sachês de FixaCor: aplique o primeiro sachê logo após o enxágue, deixe agir por 3 minutos e enxágue. Já o segundo e o terceiro devem ser utilizados 15 e 30 dias após a data de transformação.

 

Saiba como cuidar do cabelo castanho claro após a transformação

Depois de apostar no castanho claro ou castanho claro dourado, é hora de cuidar muito bem dos seus fios! A diva deve continuar fazendo o cronograma capilar para manter os fios brilhantes e saudáveis, mas focando na etapa de reconstrução para reparar os danos causados pela coloração. 

Sempre que finalizar o cabelo castanho claro, aplique um creme de pentear que tenha filtro UV para proteger o cabelo dos danos causados pelos raios ultravioletas, que podem ressecar e fragilizar os fios. Caso você use ferramentas de calor, como chapinha, babyliss, difusor e secador, vale investir em um creme para pentear que também tenha proteção térmica, já que a alta temperatura pode causar o desbotamento precoce da cor.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram