Não há nada de errado em usar o secador no dia a dia, mas o importante é saber manusear a ferramenta de maneira correta para não danificar os fios. Tem mulheres que gostam de secar os cabelos logo após o banho para não sair com eles molhados e aquelas que adoram manter o liso impécavel. Pensando na saúde das suas madeixas, o Fique Diva listou alguns dos erros mais comuns na hora de utilizar o equipamento. Confira!
1) Colocar o secador muito perto do couro cabeludo e dos fios
O couro cabeludo é o responsável pelo crescimento saudável dos nossos cabelos. Então, nada de jogar o jato de ar quente muito perto da região e dos fios. Sempre respeite a distância de 20 centímetros. Além de causar queimaduras e até promover a oleosidade em excesso, a alta temperatura também resseca as madeixas, podendo deixá-las quebradiças e sem brilho.
2) Não aplicar um produto termoativado antes de usar o secador
O produto termoativado é imprescindível antes de usar qualquer ferramenta de calor. Acabou de lavar os cabelos? Aplique um leave-in com os fios ainda úmidos para garantir que eles ficarão 100% protegidos da alta temperatura. Os protetores térmicos valem para o secador, chapinha e babyliss, combinado?
3) Usar o secador com os cabelos muito molhados
Nada de ligar o secador com os cabelos muito molhados. Quando os fios ainda estão muito úmidos, você vai precisar de mais ar quente e mais tempo com o aparelho na cabeça para a secagem completa. As chances das suas madeixas ficarem ressecadas são bem maiores, portanto, deixe o cabelo secar um pouco ao natural antes de ligar a ferramenta de calor.
4) Não usar a escova na hora de secar o cabelo
Para quem deseja cabelos lisos, o correto é secar os fios com o auxílio de uma escova para alcançar aquele resultado incrível. Mas se você deseja um efeito mais natural, dispense o uso do item e seque os fios apenas com a ajuda dos dedos.
5) Não separar mechas para secar os cabelos
Não adianta querer secar o cabelo de qualquer jeito! Para não danificar os fios e ter um resultado perfeito, o ideal é separar as madeixas em seções com a ajuda de prendedores e direcionar o jato de ar quente mecha a mecha, sempre respeitando a distância de 20 centímetros.