Fique Diva - Checklist do cabelo crespo: você aposta nesses 7 cuidados capilares essenciais?

15/12/2021 / Publicado por Amanda Cardoso

Checklist do cabelo crespo: você aposta nesses 7 cuidados capilares essenciais?

Confira 7 cuidados essenciais com o cabelo crespo para incluir na rotina! (Foto: Instagram @tropicurlie)

Confira 7 cuidados essenciais com o cabelo crespo para incluir na rotina! (Foto: Instagram @tropicurlie)

O cabelo crespo deve ser lavado a cada dois dias com um shampoo hidratante (Foto: Instagram @sueplattx)

O cabelo crespo deve ser lavado a cada dois dias com um shampoo hidratante (Foto: Instagram @sueplattx)

A nutrição capilar é um tratamento essencial para o cabelo crespo e deve ser feita semanalmente (Foto: Instagram @curlbellaa)

A nutrição capilar é um tratamento essencial para o cabelo crespo e deve ser feita semanalmente (Foto: Instagram @curlbellaa)

Será que você cuida do cabelo crespo corretamente? As madeixas tipo 4 são mais secas e frágeis, além disso tendem a embaraçar e formar os famosos nós de fada com facilidade, por isso existem alguns cuidados que não podem faltar na vida das divas crespas no dia a dia. Para te ajudar a fazer tudo certinho, preparamos essa checklist com sete cuidados capilares essenciais com o cabelo crespo. Confira!

1. Lavar com shampoo hidratante a cada 2 dois dias

Quem tem o cabelo crespo sabe que os fios não devem ser lavados todos os dias para não ficarem ressecados. Mas isso não significa que você pode prolongar o período entre uma lavagem e outra por vários day afters. O ideal é lavar as madeixas a cada dois dias para remover impurezas e acúmulo de produtos de finalização, como óleos e cremes de pentear, que podem deixar os fios pesados e sem vida. Na hora de escolher o seu shampoo, aposte em um produto com fórmula hidratante, com vários óleos vegetais na composição, que limpam os fios sem ressecar.

2. Fazer nutrição capilar no cabelo crespo semanalmente

Se você não faz nutrição capilar semanalmente, precisa passar a ter esse cuidado com o cabelo crespo, diva. Como a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue se espalhar pelo comprimento do cabelo crespo, a nutrição é o tratamento que vai depositar óleos na fibra capilar de maneira equilibrada, promovendo brilho, maciez e controle de frizz às madeixas.

A frequência ideal do tratamento varia de acordo com o cronograma capilar de cada uma, mas é essencial nutrir os fios com uma máscara rica em óleos vegetais, como o óleo de coco, de uma a duas vezes por semana.

3. Hidratar e reconstruir os cabelos crespos na frequência certa

Falando em cronograma capilar, a hidratação e a reconstrução são tratamentos que não podem faltar na rotina do cabelo crespo. Embora a nutrição seja a estrela da rotina, a hidratação é importante para devolver água para a fibra capilar, enquanto a reconstrução devolve proteínas, nutrientes que os fios perdem no dia a dia devido às agressões externas, como o sol. 

Para ter cabelos crespos 100% saudáveis, é essencial intercalar esses tratamentos com a nutrição de acordo com as necessidades dos seus fios: em cabelos naturais e saudáveis, a reconstrução pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês para não sobrecarregar a fibra capilar. Já a hidratação pode ser feita semanalmente, assim como a nutrição.

4. Usar condicionador para selar o tratamento nos fios

Você sabia que nem toda máscara de tratamento tem ação condicionante? Embora muitas cacheadas e crespas substituam o condicionador pela máscara, isso é um hábito que pode diminuir a durabilidade dos seus tratamentos. Então, sempre que lavar os cabelos e tratar com a máscara, use um condicionador: o produto sela as cutículas do cabelo e ajuda reter os tratamento no interior dos fios, além de proporcionar mais maciez e facilidade no desembaraço. Condicionadores específicos para cabelos crespos são boas apostas. Como os fios tipo 4 tendem a ser mais secos, normalmente esses produtos são ricos em óleos vegetais que ajudam a nutrir e hidratar as madeixas.

5. Usar creme de pentear específico para cabelos cacheados e crespos

Assim como o condicionador, usar um creme de pentear para cabelos crespos e cacheados é a melhor forma de manter os fios bem tratados e definidos. Além de facilitar o desembaraço dos fios, esse produtinho ajuda a prolongar o efeito do tratamento feito com a máscara e mantém as madeixas protegidas de agressões externas no dia a dia. Para quem usa o difusor na finalização, o creme de pentear também faz a proteção térmica, o que evita o ressecamento e minimiza o frizz.

Para garantir todos esses benefícios é importante ler bem a embalagem dos produtos, viu, diva? Os cremes de pentear com proteção térmica geralmente vêm com essa indicação logo na parte da frente da embalagem, além dos principais ativos da fórmula. Um exemplo é o creme de pentear da linha Cachos do Seu Jeito, de Niely, que também tem shampoo, condicionador e uma máscara de tratamento com óleo de linhaça e manteiga de karité para um tratamento nutritivo da lavagem até a finalização.

6. Desembaraçar o cabelo crespo na direção certa para evitar a quebra

O cabelo crespo embaraça e cria nós de fada com facilidade, e desembaraçar os fios é uma tarefa que exige atenção. Por isso, um cuidado capilar essencial para as divas de cabelo tipo 4 é sempre começar a pentear os fios de baixo para cima para evitar que os nós se acumulem nas pontas e você precise fazer mais força com pente. Esse cuidado previne a quebra dos fios e também torna a tarefa de desembaraçar as madeixas muito mais fácil. Outra dica é dar preferência a pentes de dentes largos ou escovas específicas para cabelos cacheados e crespos.

7. Usar toalha de microfibra, camiseta de algodão e fronha de cetim 

O frizz é uma característica natural do cabelo crespo, mas ela pode ser acentuada pelo uso de toalhas de banho e fronhas comuns. Esses tecidos absorvem muita água dos fios, deixando-os ressecados e estimulando a formação de frizz excessivo e, no caso dos  cabelos crespos, ainda há a perda de definição. Por isso, vale substituir a sua toalha comum por uma toalha de microfibra ou camiseta 100% de algodão na hora de secar o cabelo.

E nada de esfregar os fios, ok, diva? Aperte o tecido delicadamente sobre os fios de baixo para cima. Já a fronha de cetim, por ser um tecido deslizante, vai reduzir a fricção com os fios durante a noite, evitando a formação de frizz e a perda de hidratação, além de preservar a definição por mais tempo.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #MUDEICOMCORETON no Instagram