As brasileiras têm o cabelo castanho, com um tom que varia entre o mais claro e o mais escuro. Na hora de mudar o visual, no entanto, as mulheres preferem clarear ainda mais os fios, para iluminar as madeixas. Muitas querem ficar loiras de vez, mas nem sempre a coloração fica conforme o esperado. Confira as dicas do Fique Diva para conseguir o clareamento perfeito!
Quem tem os cabelos naturalmente castanhos consegue clarear até três tons
Entre as variações de tom, os cabelos castanhos claros são mais fáceis de atingir a coloração desejada, se a sua intenção é ficar loira. Se os fios não tiverem passado por nenhum tipo de procedimento químico anteriormente, como colorações e alisamentos, o processo é ainda mais tranquilo.
Se os seus fios são bem escuros, quase pretos, aí o esquema é diferente. Além da tonalidade natural, é preciso levar em consideração a espessura do fio, se é mais fino ou mais grosso, pois isso também interfere no clareamento. Se a sua intenção é chegar a um loiro escuro, você até consegue. Mas, se a ideia é ficar platinada, vai ser necessário descolorir as madeixas.
Aposte nas diferentes técnicas de mechas para iluminar os cabelos castanhos
Para clarear os cabelos castanhos sem fazer uma mudança radical, você pode investir nas técnicas de mechas. Assim, você consegue iluminar o visual de forma sutil, deixando o visual bem moderno. Entre as opções, as babylights, ombré e sombré são os processos mais indicados.
As babylights são aquelas luzes bem finas, que são puxadas da raiz às pontas, que se espalham por todo o cabelo. É perfeita para as mais discretas que preferem não mudar tanto assim. O ombré hair é bem famoso e um dos queridinhos, já que as mechas são feitas apenas no comprimento e combina com todos os tipos de cabelos. O sombré, por sua vez, é bem parecido com o ombré, mas o efeito é ainda mais sutil, como um jogo de luz e sombra. Escolha o seu estilo preferido!
Agora que você clareou os fios, invista nos tratamentos para manter a nova cor
Independentemente da cor escolhida para clarear os fios, os cabelos castanhos costumam revelar reflexos avermelhados com a exposição solar, o uso de ferramentas de calor e os demais agentes externos. Além disso, os fios mais claros ressecam com muita facilidade, ou seja, é preciso cuidar direitinho após a coloração para manter as madeixas radiantes e cheias de brilho.
Os cuidados começam já a lavagem, pois a frequência interfere no clareamento. Evite lavar os cabelos todos os dias, alternando a higienização. Aposte ainda no shampoo matizador, para suavizar o efeito amarelado dos cabelos claros. Outra dica é caprichar no cronograma capilar, sem pular etapas. A hidratação, a nutrição e a reconstrução irão ajudar os seus cabelos coloridos a recuperar os nutrientes perdidos. Ah! No dia a dia, não esqueça de usar produtos com filtro UV e proteger os fios antes da chapinha e do secador, ok?