O shampoo é o nosso queridinho quando o assunto é a higienização dos fios e do couro cabeludo. Mas a gente também sabe que o uso do shampoo pode acabar ressecando os fios, deixando aquele aspecto ressecado e com as pontas espigadas, principalmente se o produto tiver sulfato na sua composição.
Por isso, o Fique Diva sempre recomenda o uso de uma técnica chamada de pré-shampoo, mas será que todos os tipos de cabelo podem fazer o pré-shampoo? Continue lendo para saber mais sobre a técnica:
O que é o pré-shampoo?
O pré-shampoo, ou pré-poo, é uma técnica que hidrata e protege os fios antes da limpeza de forma simples e bem rapidinha. O shampoo tem a função de limpar os nossos cabelos, mas ele também pode acabar danificando os cabelos mais ressecados, danificados ou secos. E é nesse momento que os nossos fios contam com a ajuda do pré-shampoo!
Como fazer o pré-shampoo nos fios?
Você pode utilizar três tipos de produtinhos: um condicionador mais concentrado com ingredientes hidratantes , óleo vegetal ou uma máscara de tratamento. Tanto com o condicionador quanto com a máscara é possível utilizar a técnica com o cabelo seco ou molhado. Caso você prefira o óleo vegetal, recomendamos que use o cabelo seco antes de aplicar o produto.
Confira o passo a passo para saber como fazer o seu pré-shampoo:
1° passo: separe o cabelo em 4 grandes partes e comece aplicando um dos três produtos nos fios, começando pelas pontas;
2° passo: com o produto aplicado nos fios, enluve pequenas mechas para que o produto penetre bem na estrutura do fio - além de dar aquela desembaraçada básica sem quebrar os fios;
3° passo: espere agir por 10 minutos antes de lavar com o seu shampoo de preferência e pronto!
Dica de diva: caso use o óleo vegetal natural, aproveite para massagear o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e o crescimento capilar! Mas nada de fazer o mesmo com o condicionador e a máscara, viu? Enquanto o óleo vegetal natural auxilia no crescimento dos fios, a máscara e o condicionador acabam entupindo os poros do couro cabeludo.
Cabelo cacheado, ondulado ou crespo: todos os tipos de podem fazer o pré-shampoo!
Todos os tipos de fios podem adotar a técnica sem pensar duas vezes, principalmente quem possui os cabelos secos, como as crespas e cacheadas, e está com as pontas mais ressecadas. As divas que possuem cabelos oleosos também podem usar o óleo natural vegetal como uma alternativa, mas evitando encostar na raiz dos fios e sem ultrapassar o tempo indicado para que não pese as madeixas.
O cronograma capilar não pode ser substituído pelo pré-shampoo
Apesar de super ajudar a salvar os cabelos, o pré-shampoo não é um substituto para a hidratação, reconstrução e nutrição. Todo cabelo precisa de nutrientes para que possa crescer de forma saudável e ter aquela aparência de cabelo de salão que a gente ama. Nada de abrir mão do seu cronograma!
Dica de diva: a gente sabe bem que nem sempre temos tempo de fazer aquele tratamento potente, por isso o Fique Diva tem a solução para quando o tempo de cuidar dos fios estiver apertado demais: o Condicionador Bomba da Niely Gold cuida do seu cabelo em apenas um minuto! Assim você estará sempre pronta para arrasar, Diva.