Fique Diva - Turbante: como fazer, como amarrar, qual pano escolher... Tire todas suas dúvidas sobre o acessório!

17/04/2019 / Publicado por Vitória Quirino

Turbante: como fazer, como amarrar, qual pano escolher... Tire todas suas dúvidas sobre o acessório!

A escolha do tecido e da metragem correta do turbante faz toda diferença no resultado final da amarração

A escolha do tecido e da metragem correta do turbante faz toda diferença no resultado final da amarração

O turbante é uma peça muito importante da cultura negra e que têm lugar especial no guarda-roupa das afro-brasileiras. Porém, nem todas sabem como usar o item no dia a dia ou como escolher o tecido certo para fazer um turbante. E se você se encaixa nesse caso e também está à procura de dicas para fazer amarrações variadas, o Fique Diva te ajuda! Vale destacar que esse estilo ajuda bastante quem está em transição capilar a lidar com os dias em que as duas texturas estiverem fora de controle. Então, vem com a gente conhecer alguns truques que vão fazer toda diferença nos seus turbantes.

Para amarrar o turbante é preciso preparar o cabelo antes

O primeiro passo para fazer a amarração do turbante é a preparação das madeixas. O melhor penteado para quem tem cabelos crespos é o afro puff, pois o volume no topo da cabeça vai servir de ajuda para dar altura ao seu turbante. Já para os cabelos cacheados, ou que possuem pouco volume, a dica é optar pelo coque rosquinha para dar estrutura ao turbante fechado e apostar no coque abacaxi quando a intenção for investir no modelo aberto. Você também pode estilizar o seu baby hair com gel capilar para deixar o acabamento do penteado mais clean e arrumado.

Use outros tecidos para estruturar a sua amarração

Se usar apenas o seu cabelo não for suficiente para conseguir a altura que você procura, use outros tecidos para estruturar a sua amarração. Essa dica funciona bem para quem não tem volume nas madeixas e também para as meninas que são carecas ou alisadas. Você pode usar uma blusa dobrada no topo da cabeça para dar um formato melhor e mais preenchido para o seu turbante. Mas também vale lembrar que você pode investir em amarrações mais baixas quando não quiser usar esse truque.

Fique atenta à metragem e aos tecidos na hora de comprar o seu turbante!

O jeito mais simples de comprar um turbante é ir diretamente a uma loja de tecidos para escolher o seu pano e estampa preferida. Nesse caso é importante ter em mente que a melhor metragem para um turbante tradicional é 1,80 x 0,40. Com esse tamanho você vai conseguir replicar a maioria das amarrações mais usadas com facilidade.

É possível fazer turbantes maiores que esse, mas lembre-se que quanto mais pano, maior será a dificuldade de fazer uma boa amarração. E quanto aos tecidos mais indicados, você tem bastante liberdade para testar os que mais te agradarem. Mas os mais comuns são tricoline, sarja e viscose. Também é bom evitar a malha, pois ela pode acabar escorregando da cabeça.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram