Mais do que um acessório, o turbante é um símbolo cultural, social e religioso para alguns povos, em especial, os africanos. Com suas estampas coloridas e todo o seu significado, influenciou regiões mundo afora, incluindo o Brasil. Por aqui, é uma expressão da cultura negra e valoriza os cabelos cacheados e crespos de muitas mulheres. Tem mais: o turbante ainda tem tudo a ver com o verão. Quer saber como tirar proveito e ficar bem linda na estação mais quente do ano? Confira no Fique Diva!
O turbante colorido mantém os fios no lugar nos dias mais quentes
Quando o calor está bombando, fica difícil manter o cabelo solto, não é verdade? Se você já está cansada de sempre prender do mesmo jeito, que tal inovar com um turbante? A peça fica linda com coques e rabos de cavalo e combina com as mulheres que são cheias de atitude. Além de deixar o visual estiloso, ele ainda protege as madeixas da exposição solar e do vento.
Só tenha cuidado para não amarrar o turbante com os fios molhados ou úmidos. O tecido esquenta o couro cabeludo e abafa a raiz, o que pode gerar caspa ou mesmo provocar queda de cabelos, se o uso incorreto for feito com frequência.
Abuse do acessório no verão se estiver passando pela transição capilar
Para as meninas que resolveram assumir os cachos, mas os fios ainda estão com duas texturas, uma dica é apostar nos turbantes para disfarçar a raiz alta. O acessório é uma alternativa mais prática do que a texturização, já que nem toda técnica funciona em todos os tipos de fios, além de ser uma opção mais fresca do que usar as ferramentas de calor.
Quanto maior o tecido escolhido, maiores são as possibilidades de amarrá-lo. Você pode usar o turbante que cobre a cabeça por inteiro, escondendo todo o cabelo. Ou deixar os fios soltos, cobrindo somente o couro cabeludo. Pode ainda fazer uma amarração como se fosse uma tiara. Basta soltar a imaginação!
As cacheadas e as crespas ficam ainda mais divas com o turbante
Um cabelo cacheado bem tratado ou ainda um black power poderoso chama a atenção por onde passa, disso não temos dúvidas! Para valorizar ainda mais o penteado, o turbante é a escolha certa para destacar os caracóis.
O coque abacaxi, por exemplo, ganha mais destaque com um apetrecho bem colorido. Se quiser fazer uma franja falsa, o turbante segura o truque. Se preferir deixar os cachinhos bem soltos, use o tecido como uma headband, vai arrasar!
O acessório também combina com diferentes ocasiões
Nem só de verão e dias de sol vive o turbante. Ele também se adapta a diferentes situações e faz bonito até em ocasiões mais formais. Se tiver uma festa bafônica e quiser “chegar chegando”, o acessório será seu aliado. Nesse caso, invista em tecidos mais sofisticados e finos, para deixar o look mais alinhado e festivo.
Já se você estiver trabalhando em pleno verão e se a sua empresa permitir, aposte no acessório para dar um up e deixar o seu visual mais moderno. A dica é usar uma roupa mais básica e deixar a cor para o acessório. O elogio é certo!