Manter os cuidados básicos com as unhas poder uma incógnitas para alguns, mas esse mistério se tornou bem mais fácil de ser desvendado com a popularização do alongamento de unhas, que possuem maior durabilidade do que as postiças e exigem um bom profissional para cuidar do procedimento. As unhas grandes e decoradas começaram a fazer sucesso com as celebridades internacionais e não demorou para chegar nas mãos das brasileiras, abusando das cores e dos estilos. Se você tem dificuldades para manter as unhas fortes e bonitas, confira alguns looks e materiais utilizados que podem te ajudar!
A unha nova york é feita a base de queratina e é a famosa “quebra galho”
De todas as opções, a unha New York é a que menos danifica a unha natural, costuma ser mais barata, é mais fácil de ser aplicada, mas tem menor durabilidade. Composta por queratina, o tip - nome da base da unha para a aplicação do gel -, utilizado nesse processo é aplicado apenas na ponta da unha e, conforme o crescimento da unha natural, a fake acaba subindo e “saindo” da natural mais rápido, além de ser menos resistente à batidas.
A unha New York não é a ideal para alongamentos mais extensos, já que não vai até a base da unha, mas é perfeita para aquela unha que quebrou antes de uma festa importante ou uma viagem marcada.
Banho de gel é a escolha perfeita para proteger as unhas
No banho de gel não é utilizado nenhum tip, só há a aplicação do gel na unha natural e serve como uma camada de proteção para que as unhas cresçam sem quebrar. Nesse caso, o recomendado é que as unhas naturais já tenham o comprimento desejado para a aplicação direta do gel.
A unha de acrigel foi a primeira a ser conhecida em todos os salões
Considerada tradicional por ter sido a pioneira no alongamento de unhas, a mistura de gel de silicone e pó acrílico ajuda o material a ser mais resistente do que a unha new york. O uso do tip como base para o molde do formato da unha a torna ideal para o alongamento duraduro.
Unha de fibra de vidro é ideal para quem quer parar de roer unha
Para quem rói unha, a unha de fibra é a melhor opção por ser mais resistente com o uso de próteses desde a base da unha. A aplicação é mais demorada porque há a construção da unha através da estruturação das fibras, fio a fio, para a formação da nova unha.
A unha de porcelana e a acrílica são as mais resistentes e hipoalergênicas
Com o aspecto mais natural e maior durabilidade, nesses modelos as unhas recebem como molde as próteses que são feitas de resina acrílica em pó e uma massinha líquida feita de porcelana. Com esses materiais há menos riscos de alergias ou presença de fungos.
É preciso ter cuidados extras com as unhas alongadas
Independentemente do modelo ou material escolhido, todas as unhas alongadas precisam de uma atenção redobrada para que não se quebre, não machuque sua unha natural e nem crie fungos já que o processo acaba agredindo de alguma forma a unha natural.
Antes de fazer o alongamento, verifique se as suas unhas estão saudáveis
Se a unha natural não estiver saudável, o processo de alongamento vai ser ainda mais agressivo e prejudicial para a unha natural, principalmente se em algum momento houver a necessidade, ou escolha, de retirar a unha fake. Por isso é importante manter os cuidado básicos com as unhas antes da a aplicação do alongamento.
Escolha um profissional qualificado para fazer o alongamento
Um bom profissional terá os produtos adequados para que o processo de aplicação do alongamento seja feito de maneira correta, agredindo minimamente a unha natural, utilizando proteção antifungo, selando a unha de forma correta e sabendo qual é a melhor escolha de material de acordo com o seu cotidiano.
Faça a manutenção de acordo com acompanhamento profissional
Cada profissional estima um tempo de manutenção, que pode variar de cliente para cliente. Mas é importante seguir as recomendações do profissional porque é através da manutenção que é possível verificar a saúde da unha e a adaptação do material escolhido.
Cuidado com as batidas e esbarrões nas unhas
Colocar o tênis, abrir latinha de refrigerantes e digitar são ações que tomam uma proporção diferente quando se faz o alongamento de unhas. O impacto da colisão das unhas com algumas superfícies geram dor tanto na unha natural, que está como base para as unhas alongadas, quanto para a unha fake. Dependendo do nível em que aconteça essa colisão, a unha alongada pode acabar descolando e, em casos extremos, fazer com que a unha natural também caia.