Nunca se falou tanto em empoderamento feminino e autoestima. Também pudera: as mulheres estão cada vez mais quebrando os padrões impostos pela sociedade e assumindo sua identidade e suas vontades. Mas como tratar desses temas em casa, ainda mais com as meninas mais novas? Algumas atitudes no dia a dia são fundamentais para ajudar a empoderar a sua filha e fizemos uma lista com as 5 dicas mais importantes. Vem com a gente!
1 - Mantenha sempre o diálogo aberto em casa
Cada família tem seus valores, suas crenças e costumes. No entanto, acima de tudo isso, é preciso haver respeito e diálogo entre pais, mães e filhos. Até porque, se a sua filha não puder conversar e se abrir com você, certamente ela vai encontrar outras pessoas para desabafar - e isso pode ser bom ou não. Por isso, mantenha sempre o diálogo aberto com a sua menina e esteja disposta a ouvir o que ela tem a dizer.
2 - Incentive a sua filha a ser quem ela quiser ser!
O mundo pode ser bem cruel no que diz respeito às mulheres. Até mesmo as profissões são determinadas pelo gênero - afinal, as mulheres são sempre vistas como frágeis e mais sensíveis. Que nada! Não faltam exemplos de mulheres que têm carreiras bem-sucedidas em áreas vistas como “masculinas”, como engenharias, tecnologia e ciências. Se a sua filha quer seguir esse caminho, seja a primeira a incentivá-la!
3 - Evite os discursos “menina faz isso” ou “menina não pode aquilo”
Século XXI, né divas? Não só em relação à profissão, mas as mulheres podem fazer tudo aquilo que quiserem na vida. E quanto mais novas elas tiverem essa noção, menos medo elas terão de correr atrás dos seus objetivos e sonhos. Por isso, evite essas frases já batidas da sociedade, que apenas limitam as pessoas pelo fato de elas serem mulheres ou não.
4 - Conhecimento é tudo: não deixe de pesquisar sobre o assunto
Para ter argumentos sobre qualquer assunto, é importante estar bem-informada a respeito. Por isso, desconfie de tudo o que é postado apenas nas redes sociais e procure outras fontes para saber mais sobre um determinado tema. Isso também vale na hora de conversar com a sua filhota! Mostre a ela diferentes possibilidades e boa referências. Informação nunca é demais e ajuda a empoderá-la ainda mais!
5 - Mães empoderadas, filhas empoderadas!
É comum que as meninas mais novas se espelhem na própria mãe para formar sua personalidade. Por isso, se você quer que a sua filha seja mais empoderada, faça uma autoavaliação. A quantas anda o seu amor-próprio? Como está o seu processo de empoderamento? Representatividade e exemplos são fatores que contribuem para que a criança se inspire. Pense nisso!