As pontas duplas são consequências do ressecamento por causa do uso de químicas. Mas muitas mulheres acreditam que os fios espigados impedem o crescimento capilar. Isso não é verdade! O que acontece é que o fim das madeixas ficam ressecadas, abrem e se quebram, impedindo que elas ganhem comprimento. Ou seja, cuidar das madeixas e não deixar as pontas duplas aparecerem na verdade mantém o comprimento dos fios, mas não muda em nada o seu crescimento.
O crescimento dos fios é no couro cabeludo, não nas pontas
Pode parecer óbvio, mas essa é uma dúvida de muitas pessoas. Cada fiozinho de cabelo cresce a partir da raiz, lá no couro cabeludo, e não nas pontas. Então, não se esqueça de cuidar também dessa região dos cabelos. A massagem capilar durante a higienização com shampoo é uma técnica muito legal para estimular o crescimento dos fios.
Caso suas madeixas estejam crescendo entre 1 e 1,5 cm por mês, não tem com o que se preocupar, esse é o ritmo normal de crescimento dos fios. Se por acaso o cabelo realmente não crescer, procure um especialista para descobrir se há algum problema que precise ser tratado.
O ressecamento excessivo do cabelo causa as pontas duplas
Quando as madeixas estão muito secas e danificadas, a proteção das pontas se rompe e surgem as famosas pontas duplas. Os agentes externos, como umidade, poluição e o uso de química, são fatores que deixam os fios ressecados. Apesar do que muita gente pensa, as pontinhas espigadas não impedem o crescimento dos fios. O problema é que essas pontas são muito sensíveis, quebram muito fácil, até mesmo durante a escovação. O banho, quando os cabelos estão úmidos e mais frágeis, é outra situação em que eles se rompem facilmente.
Nutra os seus fios para cuidar das saúde dos seus cabelos
O problema causado pelas pontas duplas podem ser evitados se você cuidar bem do seu cabelo.A nutrição melhora a aparência e o estado dos fios espigados e faz com que essa quebra não ocorra. Ou seja, as madeixas têm força para crescer saudáveis e ficarem no comprimento que você tanto deseja. A máscara Nutrição Poderosa, de Niely Gold, é perfeita para a ocasião.
E não se esqueça do silicone reparador de pontas. Eles selam as pontinhas espigadas e melhora a aparência dos fios. Você pode deixar um sempre na bolsa caso sinta que o seu cabelo resseca ao longo do dia, já que ele é ótimo para abaixar o frizz e alinhar os fios.
Corte as madeixas com frequência para impedir o aparecimento de pontas duplas
Como as pontinhas espigadas aparecem, em média, de 60 a 90 dias, cortar os fios com frequência impede que elas se rompam e quebrem. Apesar de parecer o contrário, aquela famosa dica de cortar os fios a cada 3 meses realmente ajuda a manter os fios mais longos.