O contorno é uma técnica na maquiagem que chegou para ficar. Não é à toa que vemos tantos vídeos de tutoriais ensinando a fazer a make, que deixa o rosto com traços mais definidos. Mas você sabia que a pele negra é contornada de uma maneira diferente? É isso mesmo, diva. Quem tem a pele escura pode precisar reaprender a fazer contorno. Vem ler a matéria que a gente mostra um passo a passo rapidinho.
O corretivo vai ser o produto-chave do contorno na pele negra
Se você tem a pele bem escura, não deve encontrar muitos produtos que façam a função de contornar a sua pele. Pois é, diva, infelizmente a indústria de cosméticos ainda não faz uma variação de tons muito grande. Mas isso não quer dizer que você não vai conseguir fazer o contorno. A dica é usar o corretivo mais claro para destacar algumas áreas do rosto e usar o próprio tom da sua pele como o mais escuro para fazer a sombra. Ou seja, é um contorno “invertido”.
Pense bem, com essa técnica, você não vai precisar comprar dois produtos e o resultado é mais natural, já que as linhas ficam mais difusas.
Aprenda o passo a passo do contorno para a pele negra
Fazer contorno na pele negra é mais fácil de fazer do que na branca. Como falamos acima, tudo o que você vai precisar é um corretivo. Vem aprender com as nossas dicas.
1º passo: passe a sua base preferida em todo rosto.
2º passo: se você tem olheiras, use um corretivo da cor da base para corrigir o escuro sem deixar a região acinzentada.
3º passo: escolha um corretivo dois - ou até três - cores mais claros que a sua pele. Aplique em forma de triângulo apontado para baixo na região das olheiras.
4º passo: essa parte é importante. Passe o corretivo mais claro ABAIXO da área que você quer contornar. Dessa forma, o tom claro do corretivo vai trazer a bochecha e o maxilar para cima e farão a definição desse contorno.
5º passo: com uma esponja ou pincel, espalhe bem o corretivo para as marcas não ficarem muito visíveis. Na hora de esfumar, tome muito cuidado para não fechar o espaço entre o corretivo e perder todo o efeito.
6º passo: para segurar o contorno no lugar, aposte na técnica de baking. Coloque bastante pó solto por cima dos lugares onde passou o corretivo e deixe um tempinho antes de tirar o excesso. Se não curtir essa técnica, só use um pouquinho de pó para selar o corretivo no lugar certo.
Dica de amiga: cuidado com a cor do pó, diva. Se for muito claro, pode causar o efeito acinzentado que você não quer. O ideal é escolher um produto que seja completamente translúcido ou amarelado.
7º passo: agora é só terminar a maquiagem do jeito que você quiser.
Escolha os produtos certos para o seu tipo de pele
Não é só a escolha da cor certa que pode ser um problema na hora da make. É muito importante escolher os tipos de produtos certos. A pele negra costuma ser mais oleosa, portanto, vale apostar nos produtos matte. Mas dá para brilhar nos lugares certos, diva! Usar um iluminador no topo das bochechas e no canto interno dos olhos vai deixar o look com mais vida. Não tenha medo, brilho e oleosidade são coisas diferentes!