Fique Diva - Corte bordado: saiba quais seus benefícios

15/10/2019 / Publicado por Dandara Franco

Corte bordado: saiba quais seus benefícios

O corte bordado é uma alternativa para manter os fios cada vez mais fortes e fortalecidos (Foto: Instagram, @beautymarkedilly)

O corte bordado é uma alternativa para manter os fios cada vez mais fortes e fortalecidos (Foto: Instagram, @beautymarkedilly)

O corte bordado ajuda a manter as pontas duplas longe dos fios (Foto: Instagram, @joliejanine)

O corte bordado ajuda a manter as pontas duplas longe dos fios (Foto: Instagram, @joliejanine)

O corte bordado pode ser feito em todos os tipos de cabelo para evitar os fios danificados (Foto: Instagram, @lindsayliem)

O corte bordado pode ser feito em todos os tipos de cabelo para evitar os fios danificados (Foto: Instagram, @lindsayliem)

O corte bordado pode ser feito quando o ressecamento das madeixas causa o surgimento de pontas duplas (Foto: Instagram, @jetamoure)

O corte bordado pode ser feito quando o ressecamento das madeixas causa o surgimento de pontas duplas (Foto: Instagram, @jetamoure)

O corte bordado veio para acabar com um dos piores inimigos de um cabelo saudável: as pontas duplas que surgem, principalmente, quando os fios estão mais fracos e ressecados. Elas costumam aparecer ainda mais quando o cabelo passa por algum procedimento químico ou está em constante contato com fontes de calor excessivo, como a chapinha e o secador. Quer saber como se livrar das pontas duplas através do corte bordado? Continue lendo!

Ponta dupla: como surgem?

As pontas duplas surgem quando os fios estão mais fragilizados e, principalmente, ressecados. Os fios podem chegar nesse estado por diversos motivos, desde procedimentos químicos como a coloração e alisamento, até consequências que a poluição e o clima causam no cabelo.

Dica de diva: para evitar os fios danificados, a dica é usar um finalizador que tenha proteção UV na composição! Os raios UVB conseguem retirar as proteínas da estrutura do cabelo enquanto os raios UVA alteram a cor do fio.

Outra dica é não deixar de usar produtos com protetores térmicos antes de utilizar a chapinha e o secador, diva! Assim o cabelo fica protegido e evita a perda de queratina com o calor excessivo.

O corte bordado não altera o comprimento do cabelo ao retirar as pontas duplas

A gente sabe bem que o projeto rapunzel é o foco capilar de muitas divas e por isso há um receio com qualquer frase que tenha a palavra corte. Mas podem ficar tranquilas que o corte bordado não altera o comprimento do cabelo de jeito nenhum, diva! O corte bordado é feito para retirar as pontas duplas do comprimento do fio, ou seja: tchau, tchau para aquela parte do fio que está totalmente danificado e fragilizado. E retirar a ponta dupla ajuda no fortalecimento do cabelo, viu? O corte bordado garante o crescimento capilar de forma saudável!

O corte bordado pode ser feito em todos os tipos de cabelo?

Do crespo ao liso, do cabelo seco ao oleoso, todos os tipos de cabelo podem fazer o corte bordado! O corte é recomendado para todas que percebam a presença da ponta dupla ou sintam que o fio está extremamente ressecado, mesmo o cabelo sendo curto, longo, ondulado, colorido…

Dica de diva:  o corte bordado é ótimo para as cacheadas que amam uma boa definição, já que o corte diminui o frizz e permite mais firmeza na estrutura capilar.

Corte bordado: passo a passo para ter os fios mais saudáveis 

Existem duas formas de fazer o corte bordado: com a maquininha específica ou de forma manual com a tesoura. A máquina é um produto específico para o corte bordado e parece muito com uma chapinha com “dentes” que retira todas as pontas duplas ao passar pela madeixa. 

Já a segunda opção costuma ser um processo mais demorado e que exige mais cautela para não cortar partes saudáveis. É só separar o cabelo em pequenas mechas, torcê-la e cortar os fios que arrepiarem.

Corte bordado: antes e depois é preciso cuidar dos fios

Apesar do corte ser um ótimo auxílio para acabar com as pontas duplas, é necessário ter alguns cuidados para evitar a volta das pontas duplas nas madeixas. Confira algumas dicas:

Dica 1: tenha o reparador de pontas sempre ao seu lado

Na bolsa, na mochila da academia, no estojo da faculdade e na penteadeira: o reparador de pontas tem que te acompanhar por todos os lados, diva! O reparador de pontas cria uma barreira de proteção para evitar que agentes externos tenham ações negativas na estrutura do fio.

Dica 2: evite lavar os fios com água quente 

Não tem jeito: a água quente é um dos principais inimigos de um cabelo saudável. Lavar o cabelo em água com temperatura elevada ajuda a abrir as cutículas dos fios, deixando-as mais dilatadas que o normal e vulneráveis ao ressecamento das madeixas!

Dica 3: não abandone o cronograma capilar 

A ausência de um bom cronograma capilar pode causar o  ressecamento dos fios, já que é através dos tratamento que é possível repor os nutrientes necessários para manter as madeixas saudáveis - principalmente para as cacheadas e crespas que possuem os fios mais secos naturalmente e a curvatura do fio dificulta a chegada da oleosidade natural dos fios até as pontas do cachos, o que facilita presença das pontas duplas.

Por isso, não deixe de investir na sua hidratação , reconstrução e nutrição com os produtos adequados para o seu tipo de cabelo. 

 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram