Há quem acredite que cortar o cabelo com navalha cause as temidas pontas duplas e a quebra dos fios. Mas não é bem assim. Esse problema só acontece se a lâmina não estiver bem afiada. O fato é que a ferramenta já invadiu os salões de beleza e é a preferida das meninas que sabem o poder de ter um corte desfiado. No entanto, uma dúvida que ainda surge é se usá-la tira ou não o volume das madeixas. Não se preocupe, pois o Fique Diva está aqui para acabar de vez com essa questão!
Sim, o corte com navalha diminui o volume do cabelo!
A navalha é a ferramenta ideal para dar movimento e leveza aos fios, porque ela consegue tirar até três vezes mais o volume do cabelo que a tesoura. Ao contrário do que dizem, ela serve para dar mais força e deixar as pontas mais grossas. Sem contar que os cortes feitos em a ferramenta deixam-os desiguais, dando um caimento mais bonito às madeixas e emoldurando melhor o rosto.
Qualquer pessoa pode cortar o cabelo com navalha?
O corte com navalha é mais indicado para quem tem o cabelo grosso, para alguns tipos de cacheados e para os lisos de fios mais grossos também. Quem tem pouco volume ou possui as madeixas finas demais, vale usar a ferramenta apenas para estilizar, criando movimentos assimétricos e para dar aquele up no visual.
Não se esqueça de visitar seu cabeleireiro
A parte mais chatinha de usar a navalha é apenas a manutenção. Para manter o estilo do corte com o efeito desfiado e as pontas assimétricas, é necessário voltar ao salão a cada dois ou três meses, no máximo. Do contrário, o cabelo vai ganhar comprimento e volume, perdendo o charme do movimento.
Combine tesoura e navalha para um corte mais leve
Você não precisa aposentar de vez a tesoura comum por usar a navalha. Uma dica é unir as duas ferramentas na hora de apostar em um novo visual. Essa é uma ótima opção para quem tem o cabelo com volume, mas quer um corte com mais leveza. Juntos, os dois acessórios podem te dar um look mais geométrico, sem que as madeixas fiquem pesadas e atrapalhem a definição da forma.