Fique Diva - Cortes curtos garantem uma rotina de cuidados mais simples? 3 dicas de tratamento para o seu cabelo

04/11/2020 / Publicado por Úrsula Lima

Cortes curtos garantem uma rotina de cuidados mais simples? 3 dicas de tratamento para o seu cabelo

O corte de cabelo curto também requer uma rotina de cuidados. Saiba os tratamentos necessários para garantir a saúde dos seus fios! (Foto: Instagram, @miasayoko)

O corte de cabelo curto também requer uma rotina de cuidados. Saiba os tratamentos necessários para garantir a saúde dos seus fios! (Foto: Instagram, @miasayoko)

Que atire a primeira pedra quem nunca investiu no corte de cabelo curto para otimizar a rotina de cuidados. Afinal, é comum ouvir falar que os cortes curtos tendem a dar “menos trabalho”, certo? Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, todos os comprimentos de fios exigem uma série de cuidados para que permaneçam macios e brilhosos.

No caso das madeixas mais curtinhas, existem alguns tratamentos específicos para garantir um cabelo saudável - desde os mais simples aos mais elaborados. Para te ajudar a desvendar esse mistério, reunimos algumas dicas para cuidar dos cortes de cabelo curto. Dá uma olhada!

Cortes curtos dão menos trabalho no dia a dia?

Quando se trata de cortes curtos, é comum ouvir por aí comentários de que eles são mais fáceis e práticos de cuidar. Mas será que são mesmo? Acontece que, assim como os fios médios e longos, esses tipos de cortes de cabelo feminino também exigem cuidados para que se mantenham saudáveis. Por esse motivo, é importante ter em mente que as etapas do cronograma capilar, especialmente a hidratação, podem (e devem!) ser mantidas pelas donas de cortes curtos.

Afinal de contas, independente do comprimento escolhido, os nutrientes necessários continuam sendo os mesmos para manter a saúde dos fios e evitar cabelos quebradiços e ressecados. Sendo assim, não se iluda, diva! Apesar de toda a praticidade - porque os tratamentos são feitos de forma mais rápida - e economia de produtos que os cortes de cabelo curtos podem trazer, é preciso ter uma dose extra de paciência para que o seu curtinho continue macio e brilhoso - principalmente se ele for quimicamente tratado.

A hidratação é fundamental para manter os cortes de cabelo curtos

Assim como os outros cortes de cabelo, os curtos também precisam de hidratações frequentes. Isso porque é natural que as madeixas percam a água por causa de químicas ou agentes externos, o que contribui para cabelos ressecados e pontas duplas. E nos cabelos curtos esse tipo de problema fica ainda mais aparente.

Por isso, lembre-se: a hidratação deve fazer parte do cronograma capilar para cortes curtos, sim! Nesse caso, é importante ter cuidado com a raiz do cabelo, já que o excesso de creme na região pode contribuir para a oleosidade. Outra dica valiosa é apostar em produtos com ativos que potencializam a hidratação, como a goji berry - que é capaz de hidratar e devolver o brilho dos cabelos de uma vez só, garantindo a manutenção dos fios.

Corte de cabelo curto exige cuidados redobrados com a proteção solar

Se você decidir optar por cortes curtos ou raspados, como o pixie cut, fique sabendo que é preciso estar atenta aos cuidados com a proteção solar. Acontece que, na ausência das madeixas fartas e volumosas para cobrir o couro cabeludo, é preciso investir em outros meios para protegê-lo do sol. Sendo assim, mesmo quem não vai à praia ou piscina, deve assegurar os fios dos raios solares usando um leave-in com proteção térmica e solar. Quem tem cabelos curtos e coloridos deve ter atenção redobrada, já que a exposição ao sol desbota a cor e resseca os fios. 

 

Os óleos capilares são grandes aliados para os cortes de cabelo feminino curto  

Seja o seu corte de cabelo curto ou longo, uma coisa é certa: o uso de óleos capilares é sempre bem-vindoEsses produtos são ricos em nutrientes e lipídios que auxiliam no processo de fortalecimento da estrutura capilar. Ou seja: eles são a fórmula perfeita para o aspecto seco, frisado e sem brilho nos cortes curtos.

Outra vantagem desse produtinho coringa é a sua camada protetora que evita futuros danos nos fios. Então, já sabe, né? Se você optou por um dos cortes de cabelo feminino curto, pode abusar dos óleos capilares, como o de rícino, argan e coco, e dos cremes de tratamento que tenham esses ativos na composição para que as pontas se mantenham definidas e protegidas do ressecamento e das pontas duplas.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram