Fique Diva - Cortes de cabelo de base reta precisam de que tipos de cuidados para se manterem alinhados?

13/11/2020 / Publicado por Úrsula Lima

Cortes de cabelo de base reta precisam de que tipos de cuidados para se manterem alinhados?

Saiba como cuidar dos cortes curtos para garantir fios alinhados e bonitos (Foto: Instagram, @exteriorglam)

Saiba como cuidar dos cortes curtos para garantir fios alinhados e bonitos (Foto: Instagram, @exteriorglam)

Não dá para negar: o corte de cabelo curto virou tendência entre as mulheres. Versátil e prático, ele costuma a ser a primeira opção de quem busca um visual que não exija um uma rotina de cuidados muito trabalhosa. Mas, o que poucas sabem é que, todo comprimento tem características que necessitam de tratamentos específicos. No caso dos cortes curtos, especialmente os retos, como o blunt cut, é preciso colocar em prática alguns cuidados para que os fios se mantenham alinhados e saudáveis. Quer saber quais são? A gente conta! 

Cortes de cabelo feminino curto precisam de uma boa dose de hidratação 

Assim como acontece com os médios e longos, os cortes curtos também necessitam de alguns cuidados para se manterem alinhados. Isso porque alguns curtinhos, como o blunt cut, tendem a perder a uniformidade com facilidade, além de estarem suscetíveis ao ressecamento e à quebra capilar quando não tratados corretamente. Por esse motivo, é importante ter em mente que investir em um bom cronograma capilar é fundamental para fortalecer os fios e garantir o crescimento dos cortes de cabelo curto. 

Para cuidar do seu corte de cabelo curto sem sair de casa, vale apostar em um creme de tratamento com ativos que estimulam a hidratação, como as vitaminas para cabelo e o goji berry, que juntos garantem um banho de brilho caseiro e cabelos macios e saudáveis de uma só vez. 

A proteção solar é um fator fundamental para os cortes curtos 

Você pode até duvidar, mas o sol pode ser um grande inimigo dos cortes de cabelo curto. Além de contribuir para perda de água e dos nutrientes da fibra capilar, o excesso de exposição solar pode aumentar o ressecamento dos fios, o que aumenta a possibilidade de pontas duplas, enfraquecimento e quebra dos fios - fatores que prejudicam a uniformidade dos cortes de cabelo com base reta. Por isso, mesmo que você não costume ir à praia ou piscina, é importante apostar em um leave-in com proteção térmica para garantir a saúde das suas madeixas e prolongar o resultado do seu corte de cabelo curto. 

Os óleos capilares também devem fazer parte da rotina de cuidados com cortes de cabelo curto

Esqueça aquela velha história de que os óleos capilares não servem para cortes de cabelo feminino curto. Na verdade, o produto pode ser um grande aliado na hora de hidratar e nutrir os cabelos curtinhos, principalmente os cacheados que tendem a ser mais frágeis e quebrar com facilidade. Por esse motivo, na hora de fazer a manutenção dos cortes curtos, vale apostar em uma máscara de tratamento com óleos em sua composição. O óleo de rícino, por exemplo, oferece ácidos graxos que ajudam a nutrir e fortalecer os fios, resultando em um crescimento mais uniforme e saudável dos cortes de cabelo curto. 

Aposte na reconstrução capilar para o alinhamento dos cortes curtos

Um dos principais causadores de fios desalinhados em todos os tipos de cabelo é o frizz. Mesmo que ele seja comum em fios cacheados e crespos, seu excesso pode ser evitado com um tratamento: a reconstrução capilar. Além de fortalecer as madeixas, ingredientes como a queratina e o whey protein vegetal ajudam a selar as cutículas. Isso trata o frizz e, coquequentemente, deixa os cabelos mais alinhados e definidos. 

Evite o uso excessivo de secador, chapinha e babyliss

corte chanel, o blunt bob e outros modelos de cortes curtos com base reta costumam ser finalizados com a ajuda de ferramentas de calor como o secador, a chapinha ou o babyliss. Em muitos casos, esses são os aparelhos escolhidos para garantir o alinhamento das madeixas. Ainda assim, para ter um crescimento saudável nos fios, além de um cronograma capilar personalizado para o seu tipo de cabelo, é bom evitar o exagero no uso desses acessórios. Esse cuidado deve existir porque eles tendem a deixar a fibra capilar frágil e quebradiça.

Quando não puder evitar, aplique sempre um protetor capilar antes das madeixas entrarem em contato com as altas temperaturas, ok? 

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram