A transição capilar não é um processo fácil e exige dedicação e uma boa dose de paciência até os cachos ficarem totalmente naturais. Não à toa, muitas meninas acabam desistindo no meio do caminho e voltam a alisar os fios. Se isso aconteceu com você, saiba que não está sozinha nessa! Veja só as dicas que o Fique Diva separou para você não ficar se sentindo culpada!
1 - Nem todas as pessoas querem se dedicar integralmente à transição capilar
A transição capilar é um período que gera muitas dúvidas e incertezas. Você esqueceu o verdadeiro formato dos seus fios e fica ansiosa para saber como eles ficarão após a química. Por isso, quem deseja ter os cachos de volta precisa se informar bastante, conhecer os tipos de cabelos e o que pode ou não funcionar para cada um deles.
No entanto, nem todas as pessoas estão dispostas a ir atrás de todas essas informações e testar diferentes receitas. E tudo bem! Se você decidiu voltar a alisar porque achou que era uma alternativa mais prática para cuidar e para manter no dia a dia, não precisa ficar se sentindo culpada por isso.
2 - O big chop não é uma opção tranquila para todo mundo
O grande corte é o jeito mais prático de eliminar toda a química dos fios. Aí é só esperar crescer para ter os seus cachos de volta. Mas quem disse que é fácil assim? Além de deixar os fios curtíssimos, você corre o risco de ficar com scab hair, os “novos cabelos” que crescem mais ásperos e sem definição.
Além disso, nem todas as meninas se sentem à vontade para fazer o big chop, por não se identificar com o comprimento. Nesse caso, a transição é bem mais demorada, já que o cabelo fica com duas texturas diferentes e mais difícil de definir. Por isso, a vontade de desistir é bem compreensível.
3 - As técnicas de texturização demandam prática e muito tempo livre
No período da transição capilar, você pode conseguir cachos mais definidos com ajuda das texturizações. São várias as técnicas e você pode escolher aquela que melhor se adapta ao seu tipo de cabelo. No entanto, para fazer essa escolha, você precisa testá-las, e é aí que está o problema.
Algumas delas parecem simples à primeira vista, mas enrolar mecha por mecha requer prática. Além disso, algumas também precisam de bastante tempo para formarem os cachos e você pode querer aproveitar essas horas para fazer outras coisas. Mais uma vez, é ok não querer passar por isso.
4 - Você não sabe mais lidar com o seu cabelo cacheado ou crespo
Com tantos anos de alisamento, você pode ter esquecido como é o seu cabelo natural. Por isso, quando surgem as primeiras ondas ou quando a raiz começa crescer, já bate logo aquele desespero e a chapinha já entra em ação.
É comum ter esse medo de não saber lidar mais com a textura dos seus fios e, depois que você passa pela transição capilar, percebe que todos os cabelos, sejam eles lisos ou cacheados, dão trabalho. No entanto, a escolha é sua e você é livre para fazer o que quiser com as suas madeixas.