Fique Diva - Dicionário da Transição Capilar: aprenda o significado de todas as palavras usadas durante o período

22/02/2018 / Publicado por Vitória Quirino

Dicionário da Transição Capilar: aprenda o significado de todas as palavras usadas durante o período

É complicado acompanhar os termos usados no mundo da transição capilar

É complicado acompanhar os termos usados no mundo da transição capilar

Durante a transição capilar é importante trocar experiências para saber como cuidar melhor dos fios naturais

Durante a transição capilar é importante trocar experiências para saber como cuidar melhor dos fios naturais

A fitagem é uma técnica de finalização que valoriza a definição dos cachos

A fitagem é uma técnica de finalização que valoriza a definição dos cachos

O bad hair day acontece quando seu cabelo não colabora e fica quase impossível de arrumá-lo

O bad hair day acontece quando seu cabelo não colabora e fica quase impossível de arrumá-lo

O afro puff é um penteado usado pelas crespas e pode ser feito no topo da cabeça ou mais embaixo

O afro puff é um penteado usado pelas crespas e pode ser feito no topo da cabeça ou mais embaixo

Com o dicionário da transição capilar vai ser possível entender todos os processos de tratamento e seu cabelo vai agradecer

Com o dicionário da transição capilar vai ser possível entender todos os processos de tratamento e seu cabelo vai agradecer

Por mais que o resultado da transição capilar seja libertador, passar pelo processo é uma tarefa muito difícil e complicada para algumas meninas. Uma das coisas que mais valem a pena durante esse tempo é poder pesquisar, trocar experiências e informações sobre como cuidar da sua nova curvatura. Porém, quem nunca se viu perdida em meio a tantos termos? O mundo das crespas e cacheadas parece ter seu próprio dialeto e tentar acompanhar tanta novidade não é fácil. E como o Fique Diva nunca deixa vocês na mão, fizemos um dicionário para ajudar as novas crespas e cacheadas a tirarem de letra todas as nomenclaturas que aparecem em matérias, textos e conversas sobre a transição capilar. Vem conferir!

- Afro puff: penteado para cabelos crespos que prende os fios com a ajuda de uma fita ou cadarço.

- Bad hair day: acontece quando o cabelo não acorda muito legal e seus esforços para arrumar as madeixas também não funcionam, nada mais é do que um dia de cabelo ruim.

- Big chop: é o grande corte da transição capilar, o momento em que você retira toda a parte alisada, ou com química, deixando os cachinhos livres.

- Co-wash: técnica de lavagem que não utiliza shampoo, deixa os fios mais macios e hidratados. Nesse método, o cabelo é higienizado com um condicionador limpante específico para a função. A intenção principal é fugir da ação dos sulfatos, petrolatos, parabenos e silicones presentes na composição de diversos produtos capilares.

- Cronograma capilar: rotina de cuidados que tem como objetivo repor nutrientes perdidos pelos cabelos e deixá-los mais fortes. É composta por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. E atua diretamente na reposição de água, lipídios e massa capilar.

- Day after: representa a quantidade de dias seguintes em que os cachos duram após a lavagem. Um day after também pode ser considerado o tempo entre uma higienização e outra.

- Finalização: processo que dá formato ao cabelo depois da lavagem, o famoso pentear o cabelo.

- Fitagem: um método de finalização que separa o cabelo em fitas, durante a aplicação do creme de pentear, para deixar os cachos mais definidos.

- Low poo e no poo: são técnicas de lavagem com baixa, ou nenhuma, quantidade de sulfato. Essa substância é extremamente limpante e pode acabar removendo nutrientes e óleos naturais das madeixas. Por isso, fazer a higienização dos fios sem o uso do sulfato deixa o cabelo mais macio, sedoso e saudável. Porém esses métodos possuem algumas restrições, portanto pesquise bastante antes de aderir.

- Método L.O.C. e C.O.G: são técnicas de finalização que buscam prolongar o day after. O método L.O.C. significa líquido, óleo e creme. É feita com a ajuda de um borrifador ou produto em spray para trazer hidratação, óleo para nutrir e o creme para definir os cachos. Já o método C.O.G. significa creme, óleo e gelatina. Nesse caso, o resultado é ainda mais duradouro pois o creme define, o óleo nutre e a gelatina traz fixação para o cabelo.

- Plopping: forma de secar os cabelos que é feita com uma camisa de algodão e ajuda a deixar os fios mais definidos.

- Revitalização: nome dado a prática de refazer os cachos no day after quando eles se amassam durante a noite.

- Scab hair: são os novos cabelos que nascem assim que o uso da química é interrompido. Geralmente apresentam aspecto áspero, quebradiço, seco e sem definição. Nem todas as meninas passam pelo processo de scab hair durante a transição capilar, mas alguns fios sofrem com esse efeito.

- Tabela de curvatura: classifica os cabelos a partir da curvatura dos cachos, dos mais abertos até os mais fechados. A lista possui os tipos 2ABC (ondulados), 3ABC (cacheados), 4ABC (crespos) e 5 (crespos).

- Texturização: técnicas que formam cachos nos fios sem a ajuda de ferramentas de calor, são essenciais durante a transição pois ajudam a lidar com as duas texturas. Podem ser feitas com o próprio cabelo ou com a ajuda de acessórios, como bigudinhos, flexi rods, bobes e curl formes.

- Umectação: técnica que faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar e funciona como um banho de óleo, repondo os lipídios. Pode ser feita com diversos óleos vegetais, como o de coco ou de oliva.

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram