Fique Diva - O que é condicionador co-wash? Saiba como usar o produto na hora de lavar o cabelo

03/07/2018 / Publicado por Vitória Quirino

O que é condicionador co-wash? Saiba como usar o produto na hora de lavar o cabelo

O co-wash é uma forma de higienizar os fios sem o uso de sulfatos, deixando o cabelo muito mais hidratado e liberado das substâncias proibidas

O co-wash é uma forma de higienizar os fios sem o uso de sulfatos, deixando o cabelo muito mais hidratado e liberado das substâncias proibidas

Com a popularização dos tratamentos caseiros muitas meninas passaram a cuidar dos fios por conta própria. E com isso, cada componente dos produtos passou a ser analisado com maior cuidado para saber o que realmente ajuda as madeixas e o que pode ser dispensado. Assim surgiu um movimento que descarta o uso de sulfatos, petrolatos, silicones e óleo mineral, na rotina capilar. O co-wash e os shampoos liberados são os cosméticos que substituíram os higienizadores convencionais, fazendo cada etapa da lavagem ser muito mais hidratante. Saiba mais!

Entenda como funciona o co-wash

O co-wash é um produto limpante que faz parte da rotina de no poo. Nesse método não é utilizada nenhuma forma de sulfato e também não há a utilização de shampoo. E para fazer a higienização você usa um condicionador. Isso mesmo, diva, um condicionador! Imagina reduzir a quase zero as chances de ressecar os fios na lavagem. Esse sonho se tornou possível, basta investir no co-wash.

Mas, não pense que esse produto é exclusividade de quem elimina o sulfato. Qualquer pessoa pode usar condicionador para lavagem. É uma ótima dica para quem lava os fios mais de três vezes na semana e não quer que os cabelos fiquem com o efeito ressecado. Porém, nesse caso é importante ter em mente que você precisará usar um shampoo convencional para retirar substâncias como petrolatos e parafinas pelo menos uma vez a cada sete dias ou quando as madeixas ficarem pesadas.

Não é qualquer condicionador que funciona como co-wash

Nada de usar qualquer tipo de condicionador para fazer a sua lavagem. Como você já deve imaginar, os condicionantes normais são repletos de petrolatos, parafinas e silicones insolúveis. Se você está se perguntando qual é o problema dessas substâncias, vem com a gente que vamos te explicar!

O sulfato presente nos shampoos tradicionais existe para retirar do cabelo os petrolatos, parafinas e silicones. Que por sua vez agem no cabelo como uma forma de mascarar a saúde capilar, formando uma película que impede que os fios percam nutrientes. Mas, ao mesmo tempo impedem que os seus tratamentos tenham a melhor eficácia, pois não conseguem penetrar na cutícula. Por isso, nada de pegar qualquer condicionador na loja, escolha os específicos para co-wash que vem descritos pela própria empresa fabricante.

O co-wash deixa os cabelos bem mais alinhados e os cachos muito definidos

Uma vantagem muito comentada a respeito do co-wash é o seu poder de mudar o comportamento do cabelo. Além de deixá-lo muito mais hidratado, você vai perceber que seus fios ficarão mais alinhados e sem frizz. No caso das crespas, cacheadas e onduladas, o resultado são curvaturas muito definidas. Uma boa dica para as lisas, ou para quem sofre com a oleosidade, é usar o co-wash com menos frequência e observar como as madeixas irão reagir. Caso fiquem mais oleosas, o recomendado é optar pelo low-poo e os shampoos liberados.

Ver mais:

Mais Matérias:

Mais Matérias

Espaço Diva

Fique ainda mais diva usando a hashtag #fiquedivacomniely no Instagram